quarta-feira, 28 de novembro de 2007

10. Início de uma vida a dois

A Anna, minha mulher, conheci quando eu tinha 16 anos e ela 15. Por um capricho muito caprichoso nós dois nascemos no mesmo dia do mesmo mês com um ano de diferença. Foi assim: eu tinha um colega de turma do Liceu, o Dario Castelo, que morava num apartamento no quarto andar de um edifício da rua Moreira Cezar 316. Num intervalo de nossos estudos chegamos à janela de seu quarto e ficamos conversando. Do apartamento de baixo surgiu a cabeça da Anna com quem o Dario falou qualquer coisa e me disse que ela era a garota com quem ele queria namorar. Numa certa hora eu fui embora, e no meio da escada, ao descer, cruzei com a Anna que estava subindo e falei qualquer coisa com ela. Na verdade, meu interesse primeiro foi pela irmã dela, a Luiza, que não correspondeu por ser um pouco mais velha do que eu.

Luiza e Anna quando comecei a namorar a Anna,
preparando-se para ir ao tradicional Baile do Suéter do Clube Central

Aí não perdi tempo. Ganhei coragem e declarei-me à Anna. Começamos a namorar no dia 17 de agosto de 1956, há 51 anos e estamos juntos desde então. Após um namoro longo, o que naquele tempo era comum, casamos no dia 23 de março de 1963. Dessa vida em comum de 51 anos até agora, tem muita história para contar.

Hoje sabemos que as chaves para um relacionamento tão duradouro quanto esse são, entre outras, muita paciência e tolerância e um respeito mútuo muito profundo. Deste casamento tivemos duas filhas: Adriana e Priscilla e cada uma dessas filhas nos deu uma netinha, respectivamente Julia e Maria. Ambas nasceram com um mês de diferença - a Maria é a mais velha - em março e abril de 1997.

Nenhum comentário: