domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ary Duarte, meu pai: desenhista/pintor/designer. Meu mestre

Semana passada quando estivemos visitando nossa filha Priscilla que se mudou com a família para Belo Horizonte, recebi dela um presente precioso. Era uma pasta que julgava desaparecida há mais de 15 anos e que continha alguns trabalhos de meu pai e que não sei como foi parar nas mãos dela. Trabalhos muito interessantes daquele cartógrapho (era assim que estava escrito sob o nome dele em um dos trabalhos) que também era excelente pintor. Ele começou sua vida de desenhista, na segunda década do século passado, principalmente de cartografia, trabalhando no Escriptório Elipse de propriedade de seu pai, meu avô (também excelente desenhista), junto com seu irmão Hélio Duarte, que mais tarde viria a se tornar importante arquiteto em São Paulo e professor fundador da FAU da USP. Meu pai trabalhou durante toda sua vida produtiva como desenhista, não apenas de cartografia, mas do que aparecesse para ser desenhado, pois tinha quatro filhos para sustentar com um magro salário de funcionário público. E durante a sua carreira de desenhista foram das mais diversas naturezas as encomendas que recebeu e que realizou com um talento único para o seu tempo. Paralelamente à sua atividade de desenhista ele ainda encontrava tempo para fazer o que mais gostava, que era pintar, coisa que também fez durante toda a vida. Como pintor acadêmico que era, concorreu desde muito jovem às premiações do Salão Nacional de Belas Artes. Ganhou todos os prêmios possíveis, desde a mais modesta Medalha de Bronze até o maior e mais cobiçado que era o Prêmio de Viagem à Europa - uma bolsa de estudos de dois anos, paga pelo Ministério da Educação e Cultura. Este prêmio ele ganhou em 1955 com um belo quadro de grandes proporções representando um mercado boliviano ao ar livre. Ele mantinha em casa um grande atelier que era ao mesmo tempo seu local de trabalho e de aulas que dava a jovens que queriam se iniciar na pintura. Eu frequentei esse atelier como aluno dele, mas, como eu tinha consciência de sua excelência como pintor, me senti inibido de perseguir aquela carreira e me voltei mais para a atividade com a qual ele ganhava o pão de cada dia e passei a tomar aulas de desenho técnico com ele. Ele era muito rigoroso e crítico, o que foi muito bom para que eu adquirisse uma sólida formação naquele ofício. Depois de muito treinamento comecei a ajudá-lo em alguns trabalhos de cartografia, no tempo em que tudo era feito a mão, com instrumentos primitivos e pouco precisos. A pasta de trabalho dele que a Priscilla me deu continha trabalhos de cartografia e de outras naturezas, e até alguns ensaios de logotipos. Sua versatilidade e talento o levaram a explorar tudo o que o desenho permitia naquela época e a realizar trabalhos de alta qualidade e estilo único. Seus trabalhos tinham um estilo inconfundível, uma graça e leveza únicas. Digo que se ele tivesse nascido 60 anos depois da data em que veio ao mundo, teria certamente se tornado um grande desiner. Abaixo algumas amostras de seu talento.

Primeiramente como desenhista/cartógrafo/ ilustrador:


Cupons para arrecadar fundos para a campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da República

Trabalhos de cartografia, meio técnicos meio ilustrações.

E também de propaganda do governo.

Depois como desenhista/pintor. E aqui podemos ver muitos de seus trabalhos dos quais alguns ele fazia uma versão reduzida e usava como cartão de boas-festas que mandava para uma lista enorme de amigos. Alguns eram também reduzidos e usados como convites para exposições suas:




E por fim como designer de logotipos:

Estudos para o logotipo da Comissão Mista Brasil Bolívia.

6 comentários:

caíque disse...

Genial, Caloga!!!! Eu vi uma vez uns desenhos do seu pai na casa do Balu. Sensacional!
Caíque

Helder Paraná Do Coutto disse...

Caro Carlos, adorei esta publicação sobre seu pai. O conheci em casa do Kalika. Carlos de Brito, irmão do Letelba. Gostava de saber o ano de falecimento do Ary, para um dicionário que estou escrevendo. meu mail é hdocoutto@gmail.com Obrigado Helder.

Unknown disse...

Boa noite.
Tenho uma obra do Ary, e gostaria de vender.
Quem eu poderia entrar em contato?
Meu Mail ê: vaniolopescavalcante6623@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite.
Tenho uma Tela do Ary Duarte.
Alguém tem alguma informação de quem poderia avaliar a obra?
Quem tiver mandar para meu Mail.
Grato!

Eduardo Paes de Andrade disse...

Tenho uma obra de seu pai aqui em casa. Dedicada a meu pai isair Jorge Vieira.

Eduardo Paes de Andrade disse...

Queria postar uma foto dessa aquarela muito lindo o registro.