quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

46 Um aventureiro venturoso

Foi em Mauá, durante o ano de 2003 que conheci o aventureiro e grande amigo, Sergio Zurawel.
Sergio é um ex-piloto da Varig que já viajou o mundo todo. Além disso é também um grande velejador. Isto sim é que é aventureiro. Morou num pequeno veleiro na Marina da Glória.

Já foi ao Finis Terrae, ou seja, o Fim da Terra para valer. Pegou seu fusquinha e foi nele até onde acaba a América do Sul, lá no finzinho da Patagônia, em Ushuaia.

Depois foi morar em Mauá, onde nos conhecemos. Como bom aventureiro, interessou-se pelas pesquisas que eu tinha feito sobre Mauá e sua história, e foi daí que começou a nossa relação. Em Mauá ele acabou comprando uma casa perto da nossa e nos visitamos algumas vezes. Um dia, ainda morando em Mauá, ele decidiu fazer um safari de motocicleta pelo Brasil numa Honda 125.

Preparou em detalhe e com extremo cuidado sua viagem - o know-how de piloto lhe deu tudo que é necessário para planejar uma viagem segura - e num certo dia partiu todo equipado (parecia até que ia para o Raly Paris-Dakar - o que de certa maneira tinha semelhanças com sua aventura, guardadas as devidas proporções) para uma viagem de circunavegação pelo país.

Viajandão! Durante o trajeto ia dando notícias por e-mail aos amigos e postando num site dedicado a aventuras e aventureiros fotos dos lugares interessantes por onde passava. Acabou sua viagem de volta em Mauá. No final daquele 2003 eu estava sozinho pois a Anna tinha ido visitar a Priscilla na Itália e passar o Natal e o Ano Novo lá em Bérgamo. Fiquei 40 dias longe dela, internado em nossa casa de Mauá. Entre o Natal e o Ano Novo fui visitar o Sergio para lhe desejar boas festas e convidá-lo para almoçar comigo, em minha casa. Ele disse que estava hospedando um casal de amigos (ele um jovem italiano que estava velejando pelo mundo e ela uma jovem morena brasileira muito bonita sua namorada que conheceu em Parati, aonde seu barco estava sofrendo reparos). Naquele instante surge o casal saindo do quarto e o Sergio nos apresentou. Como eu estava no meio do convite ao Sergio, não tive outra alternativa senão estender o convite também aos seus amigos. Todos disseram que iam mas que iam antes tomar um banho de cachoeira. Fui para casa ver o que poderia oferecer e me deparei com três bifes que tinha na geladeira. Pensei em fazer um bom arroz, mas aí pensei: arroz e três bifes para quatro pessoas? Não ia funcionar. Peguei os bifes e cortei-os em pedaçoes minúsculos como se tivessem sido passados numa máquina de moer carne e fiz uma espécie de molho meio à bolonhesa, com muito shoyu. Nisso chegam meus convidados e qual não foi a minha surpresa ao ver o Sergio trazendo uma garrafa de um bom vinho e um pacotão de miojo. Foi a calhar. Como o amigo era italiano, não tive dúvida: mostrei a ele a panela que já estava cheia de água que começava a ferver, mostrei o macarrão, o molho e o queijo parmezão e disse-lhe que na presença dele e não me atreveria a fazer o almoço, e que ele podia ficar à vontade. Fui botar a mesa no deck, abri o vinho, servi a nós quatro enquanto o macarrão estava sendo preparado. Foi um grande almoço de festas. Depois ficamos bebendo o vinho e jogando conversa fora. Em maio de 2004 Sergio vendeu sua bela casa e com o dinheiro comprou um grande veleiro onde passou a morar numa marina perto de Angra. Mas o aventureiro tinha que continuar sua aventura e partiu para fazer a pé o Caminho de Santiago. Na volta, meio que perdemos o contato, e acabei encontrando-o na Internet onde fiquei sabendo que ele já tinha voltado e se preparava para uma nova aventura. Estava nos Estados Unidos, onde moram suas filhas (conheci uma delas, por sinal muito bonita) e seus ou suas netas, não sei bem. Ficou morando em San Diego e percorrendo o país como caminhoneiro. Novamente o virus da aventura o pegou e ele decidiu voltar para o Brasil (aventura essa que ainda está em curso e pode ser acompanhada no balaio) desta vez pilotando uma moto Kawasaki 600.

Sergio sempre que pode se comunica comigo pelo Skype. Estamos esperando sua chegada para breve com saudades e com aquele bom cafezinho. Venha com cuidado, meu amigo.