terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Cheio de trabalho

Não tenho postado nada ultimamente. Ando, junto com a Anna, muito ocupado traduzindo para a Editora Record um livro interessantíssimo sobre a epopéia que foi a construção do Canal do Panamá. O original, de autoria de Matthew Parker chama-se Panama Fever - the battle to build the canal. Já deu para perceber a truculência americana (desde aquela época) em tomar posse de lugares com grande potencial estratégico sem quaisquer escrúpulos (tal qual continuam fazendo ainda hoje pelo mundo afora). Em alguns lugares como no Vietnam eles perderam, como também estão perdendo no Iraque (embora não admitam). No Panamá, à epoca da construção do canal eles escravizaram caribenhos pobres e negros que morreram - mais de 25.000 - para que os Estados Unidos se apossassem do canal por 99 anos, a partir da chamada 'doutrina de Monroe' que dizia, "A América para os americanos", só que não dizia que era para os americanos do norte.
Assim que eu tiver uma folguinha voltarei às minhas postagens.

2 comentários:

Anônimo disse...

Salve Caloga, deve ser legal esse livro. O Michael Moore ao invés de se limitar a propaganda eleitoral contra os Republicanos deveria fazer filmes sobre essa truculenta política externa americana desde o final do século XIX.
Alimentam Israel contra os árabes e agora estão criando um Israel aqui na América Latina: Colombia!
abraços, e parabéns pelo visual/conteúdo do seu blog.
Ovidio

Anônimo disse...

Adorei ler as suas crónicas! Fui professora na escola Joaquim Távora de 1956 a 1967...neste momento resido nem portugal com a minha família! A minha casa em Icaraí era na esquina de moreira césar com mariz e barros, e pude vê-la numa foto do seu blog...era conhecida como o "castelinho"!
Continue a escrever!
Abraço
Õlga Rebelo