segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Céu tá ficando cheio

Depois de ter voltado da homenagem póstuma ao meu amigo Llerena, eis que hoje recebo um telefonema de meu irmão Arthur me dando ciência da morte de meu grande amigo Bernardo Sergio da Silva Ferreiro. Nem sei muito o que escrever a esse respeito, pois confesso que fiquei chocado. Bernardo foi uma figura única, e difícil de ser descrita. Muito talentoso, era arquiteto sem ter jamais entrado em uma faculdade de arquitetura; era designer e decorador também sem jamais ter frequentado qualquer escola específica. Excelente restauranteur. Vestia-se com uma elegância peculiar. Foi diretor de escola de samba. Até onde o conheci, ele viveu uma vida cheia de emoções, dando nó em pingo dágua e sempre com um ótimo humor. Gostava muito de jazz. Viajou o mundo todo. Fez coisas do arco da velha. Na foto aí em cima está ele puxando o tradicional Bloco das Piranhas que saia lá da casa dele no Morro do Abílio em Niterói.
Vai, meu amigo Bernardo. Vai viver agora aí junto com tanta gente tão interessante que já saiu daqui. Boa viagem.

4 comentários:

Unknown disse...

Querido Caloga,
É impressionante como todos os amigos do Bernardo fizeram comentários parecidos sobre ele.Eu mandei esta mensagem, abaixo, para a Ana Maria Duque Estrada, mulher do Marcos Pimentel, lembra do casal? Ela estava com o Bernardo, na hora que ele partiu. A minha mensagem fala também deste amigo que marcou a vida de todos nós e do qual temos lembranças fantásticas.Um beijo para o casal.
Querida,
Você foi a escolhida, como te disse, no domingo. Nós que não estávamos lá de corpo presente estávamos de alguma forma, com ele e com você. O Bernardo foi um aprendizado constante em minha vida, desde o momento em que o conheci, eu tinha uns vinte anos, se tanto. A vida de todos nós passou pela vida do Bernardo e ele deixou em nós vários diferenciais, seja na música que nos apresentou, seja na maneira como sentia o mundo e a vida, seja numa bebida que antes não conhecíamos ou numa preciosidade gastronômica que nunca tínhamos ouvido falar. Fora os papos noite a dentro, quando os corações se abriam e passávamos a fazer mais parte um do outro. Grande amigo para todas as horas, das mais tristes às mais engraçadas e perfeitas. Então, esta pessoa não pode ir embora simplesmente sem deixar rastros, ele está muito em cada um de nós e assim permanecerá, até o dia que nós também vamos sair de cena e deixaremos em outros as nossas marcas. Um beijo Ana e eu acho que nós devemos aproveitar esta separação de corpos, para nos unirmos mais, porque todos que estão nesta lista abaixo são amigos ou se conhecem de alguma forma. Um grande beijo minha amiga corajosa! Lylian

caíque disse...

Ô Caloga... o cara foi mesmo atrás do Miles, do Coltrane e do Art Blakey (e do Vitor Assis Brasil, por que não?) lá prá cima. Balú tocou o "toque do silêncio" na flauta e o Marquinhos falou "pô Balu, toca 'So What'! Bernardo vai fazer falta prá gente, que gostava dele há tantos anos... mas quando eu passo ali no Parque da Colina - e eu passo todo dia - eu penso "qual é, Jakes?" e ligo o meu telefone - que tem música. chique, né? - no "Lester left town" do Miles. Eu, Jade (afilhada dele), Dhani e Christina vamos sempre levar o cara no coração. Beijão procê, meu amigo. Prá Anna (é com dois 'n' ou eu errei de novo? hahahaha)e prás meninas.
Love.
Caíque.

caíque disse...

Ô Caloga... o cara foi mesmo encontrar com o Miles, o Machado, o Coltrane e o Art Blakey... O Balú tocou o 'toque do silêncio' na flauta e Marquinho falou, pô Balu! toca 'So What'! E eu passo pelo 'Parque da Colina' - e eu passo todo dia - e penso, "qual é, Jakes?". Aí ligo meu telefone -que tem música, chique, né? - no "Lester Leaps In" do Miles. o Bê vai ficar sempre no coração da gente que gostava dele há tanto tempo. No meu, no da Jade - afilhada dele - no do Dhani e no da Christina. Beijão procê, prá Anna (é com dois 'n' ou eu errei?) e prás meninas.
Love
Caíque.

Mabitt disse...

Nem sei como cheguei aqui .Totalmente por "acaso".Ai,li "vizinho de Cheferrino,sobrenome Duarte.Acho que esse cara é irmão de Balú.Aí,dei direto na foto de Bernardo e vc dizendo todo pomposo"meu irmão Artur".
Sou das que amam Balu e Bernardo.Baiano,também.VC é o que tocava com seu pai?Uma das coisas mais bonitas e que não esqueço foi um aniversário de Balú na casa de Murilo em Pendotiba.Convite em francês (que guardo até hoje)salva de "tiros" e musica com seu pai e um irmão que não sei se é vc. Maravilhoso.Tempos aloucadamente maravilhosos.